terça-feira, 2 de julho de 2019

A incrível geração que trata o elogio como biscoito

Ultimamente, cresce o incentivo para que nós demonstremos os nossos sentimentos. Compartilhar o que sentimos exige um nível de organização mental e de fortaleza emocional altíssimos. Falar "não" é muito difícil, elogiar o outro também.
Eu aprendi que, um elogio, quando sincero, pode mudar não somente o dia de quem elogia, mas o de quem é elogiado. Deus me livre morrer sem ter dito tudo o que eu gostaria.

Cookie Monster Inspired is a painting by Kay Schleusner
which was uploaded on January 13th, 2016.
Há um limite do que é delicadeza e do que é indelicadeza. Aprendi que, se você fizer um comentário a alguém sobre algo que não pode ser contornado em cinco minutos, naquele momento, é melhor guardar o comentário para você mesmo(a). Não gostou do novo corte de cabelo do seu colega de trabalho? -Guarde para você! É simplesmente cruel e presunçosa demais a ideia de que a sua opinião pode mudar  forma como o seu colega se enxerga. Se a pessoa engordou, emagreceu ou está usando uma roupa que, para você, não é bonita, guarde esse comentário. Ele servirá muito bem dentro de você, afinal, ninguém se importa como a forma que você acha que o mundo deveria girar. Um batom no dente, uma mosca presa no cabelo do outro, a gravata que não está com o nó bacana, pode falar. Tudo isso pode ser ajeitado em cinco minutos, e você contribui com o engradecimento do outro.

O mais incrível da geração que trata o elogio como biscoito é, de fato, o que mais me incomoda. Elogiar é bom. O elogio demonstra sua gratidão, sua humildade e sua pequenez frente ao outro. Uma pessoa trata você com carinho? -Elogie! Uma pessoa faz um trabalho fantástico? - Elogie. O elogio salva dias e pessoas inteirinhas. Quando alguém precede um elogio dizendo "vou dar esse biscoito", numa intenção falha de dizer "vou elogiar e levantar seu ego", desmerece toda a magia que um elogio pode fazer por uma pessoa. O elogio é incentivo, é ação afirmativa, é feedback! Não trate o seu elogio como um biscoito a ser dado a um cachorro. Essa visão behaviorista é cruel demais em tempos em que dizer que o outro é bom em algo é tarefa suficientemente árdua para qualquer um
.

Nenhum comentário: