terça-feira, 23 de março de 2010

Ensaio para a Gentileza


Fico formulando e ensaiando mentalmente os "bons dias", "boas tardes" e "boas noites", além dos " com licenças" e "obrigados" que externo diariamente nos coletivos de minha cidade.
Todo dia, a rotina aliada à necessidade me faz ter que fazer uso de dois ou mais coletivos. É a mesma rotina, de um campus para outro, e, nessa intermitência de campi eu construo minha vida acadêmica e confabulo ensaios que externam minha boa educação refletida por boas maneiras dentro da convivência diária. Não sou perfeita e não ostento título de boa moça, não faço disso atos automáticos, mas não posso dizer que são inteiramente pensados, por isso opto pelo termo “ensaiados”.
É isso que faço: ensaio “bons dias” aos motoristas de ônibus e distribuo sorrisos interessados e cheios de vida, mesmo sabendo que sou mais uma “meia” dentro do coletivo repleto por estudantes, os quais também são “meias”, professores, senhores e senhoras, os quais são “inteiras”, que desejam chegar a algum lugar.
Divagando um pouquinho....
 Isso me fez lembrar de um fragmento de Lewis Carroll ao escrever Alice no país das maravilhas:


“Gatinho de Cheshire”, começou, bem timidamente, pois não tinha certeza se ele gostaria de ser chamado assim: entretando ele apenas sorriu um pouco mais. “Acho que ele gostou”, pensou Alice, e continuou. “O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”
“Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
“Não me importo muito para onde...”, retrucou Alice.
“Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
“...contanto que dê em algum lugar”
, Alice completou.
“Oh, você pode ter certeza que vai chegar”, disse o Gato, “se você caminhar bastante.”
                Então, é isso... Não importa o caminho que você escolha, contanto que você chegue a algum lugar... Para mim isso não se aplica muito, já que o caminho escolhido me fará chegar mais cedo ou mais tarde a um dos campus da universidade. Nesse tempo, que perco (ou ganho), aproveito para ensaiar as boas maneiras que externo com motoristas, trocadores e passageiros. Antes de saudar o motorista ensaio o que devo falar, como falar e o tempo que devo agir. Antes sinto o coração palpitar como se eu fosse entrar no palco e atuar em uma peça de fala única. Não sei se haverá resposta, se o interlocutor irá me ouvir, e tento disfarçar a tensão sentida antes do cumprimento.
Entro no ônibus e solto um cordial “bom dia” seguido por um sorriso sincero. Agradeço não sei pelo o quê ao trocador, depois me dirijo a um assento vazio (quando encontro). Ao chegar, saindo do coletivo, agradeço ao motorista e solto outro cordial “tenha um bom dia” e um “obrigada”.  Muitas vezes passo toda a viagem ensaiando agradecimentos e cumprimentos...E sabe o que é melhor? Depois de tanto tempo, continuo ensaiando e sentindo o mesmo frio na barriga antes de dizer um simples “bom dia”.

Tenha um Bom Dia, por sinal. ;)

2 comentários:

Eduardo Porto disse...

Um sorriso é a melhor forma de se tratar uma pessoa. Equivale a milhões de bons dias. E o teu sorriso ilumina a vida de todos, meu anjo.

Márcio Vandré disse...

Engraçado. Uma vez eu dei boa noite para uma cobradora e ela pediu para repetir. Então, fiz o que ela pediu e ela me disse que tinha achado que estava ouvindo coisas, pois geralmente as pessoas nem olham para ela.
Que absurdo, não?
Fica bem! :)
=*