domingo, 28 de março de 2010

MITOS E VERDADES SOBRE A TPM

A Síndrome de Tensão Menstrual – mais conhecida por TPM – acontece por conta do desequilíbrio de hormônios como o luteinizante (LH), estrogênio e progesterona e desencadeia uma série de sintomas como irritabilidade, retenção de líquidos, depressão e dores de cabeça. Mesmo sabendo que o problema acontece por essas alterações hormonais, existe uma série de mitos sobre a TPM. O ginecologista Jorge Ferreira Neto, esclarece os mais comuns:


[imagem do google]

Algumas mulheres podem ter TPM durante todo o mês?

Falso. “A TPM é cíclica e acontece após o período ovulatório. Portanto, os sintomas começam a acontecer de cinco a 10 dias antes da menstruação. É importante ressaltar que para fazermos um diagnóstico de TPM, a mulher deve apresentar sintomas por mais de três meses. Pode ocorrer em alguns casos apenas um distúrbio hormonal transitório”.


[imagem do google]
Toda mulher tem retenção de líquido nesse período?
Em partes. “A retenção hídrica é muito comum e ocasiona um aumento de peso no período da TPM. Mas a mulher pode não apresentar esse sintoma, porém apresentar instabilidades emocionais, como irritabilidade, baixa auto-estima e depressão”.



[imagem do google]

A alimentação influencia diretamente a TPM?
Verdadeiro. “Uma das coisas fundamentais é evitar   sal marinho, pois ele contribui para a piora da retenção de líquidos. É importante evitar alimentos gordurosos, substâncias com cafeína, como por exemplo, a coca-cola, chá preto e vinho tinto. Convém nesse período evitar a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica. É importante que a mulher ingira alimentos diuréticos como melancia e morango”.


O chocolate melhora a TPM?

Falso. “O chocolate é um alimento com muita gordura, portanto é melhor evitá-lo. As mulheres sentem mais vontade de comer chocolate por conta dos níveis de serotonina”.

Mulheres ficam mais sensíveis durante a TPM?

Verdadeiro. “A maioria das mulheres se sente assim, pois as alterações hormonais também influenciam a produção da serotonina, substância responsável pelo bem-estar, e da melatonina, que se relaciona aos aspectos depressivos. Dependendo da mulher, o desequilíbrio hormonal ocasiona depressão e baixa auto-estima”.

Dores de cabeça são comuns nesse período?

Verdadeiro. “Algumas mulheres podem não apresentar, mas é um sintoma comum”.

TPM não tem cura?

Verdadeiro. “O que fazemos é um tratamento para amenizar os sintomas.
Hoje contamos com anticoncepcionais de baixa dosagem que têm benefícios muito grandes. Também pode ser usado, com uso contínuo, o ácido gamalinoleico, que é extraído do óleo da folha de prímula. Mas é importante lembrar que a indicação do medicamento tem de ser feita apenas com prescrição médica”.



Guia da Mulher

[imagem do google]

3 comentários:

letícia l. disse...

rsrsrs, bem dito!

Fouad Talal disse...

bom saber dessas coisas... nós devíamos fazer um curso a respeito!

Um abraço!

Marcy disse...

Depois q casei nao sei por usar anticoncepcional, minha tpm diminuiu, sorte do meu marido né!!

marcileneleao.blogspot.com