sexta-feira, 26 de março de 2010


Achei essa matéria super interessante e resolvi trazer aqui para o Blog.
Essa matéria foi retirada do site: http://msn.bolsademulher.com/

Você é movida a cafezinho. Acorda, estuda, trabalha e ele lá, companheiro fiel. Mas afinal, o que há dentro de uma xícara de café fumegando? Pode ter certeza que muito mais que cafeína. Conheça melhor essa bebida tão popular.
  
"O café possui de 1 a 2,5 % de cafeína e diversas outras substâncias em maior quantidade que podem ser mais importantes para o organismo humano", afirma Christianne Monteiro, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). A especialista se refere a uma infinidade de minerais, aminoácidos, lipídeos e açúcares encontrados no grão de café. São eles:

Minerais: potássio, magnésio, cálcio, sódio, ferro, manganês, rubídio, zinco, cobre, estrôncio, cromo, vanádio, bário, níquel, cobalto, chumbo, molibdênio, titânio e cádmio.
Aminoácidos: alanina, arginina, asparagina, cisteína, ácido glutâmico, glicina, histidina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, prolina, serina, treonina, tirosina, valina.
Lipídeos: triglicerídeos e ácidos graxos livres.
Açúcares: sucrose, glicose, frutose, arabinose, galactose, maltose e polissacarídeos.
Além de todos esses nomes estranhos, o pequeno grão também é rico em niacina, vitamina do complexo B e, em maior quantidade que todos os demais componentes, os ácidos clorogênicos - antioxidantes naturais - na proporção de 7 a 10%, isto é, três a cinco vezes mais que a cafeína.
Por tudo isso, o café é um alimento funcional e pode fazer muito bem para a saúde, além de prevenir doenças. "A bebida proporciona o aumento da capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta e vigília, da memória e do bem-estar, equilibra a hiperatividade infantil, ajuda na concentração e também minimiza os efeitos do mal de Alzheimer e de Parkinson", explica Christianne.
E mais: a nutricionista Daniela Hueb pontua outros efeitos atribuídos ao café. "Seus antioxidantes ajudam na remoção dos radicais livres reduzindo o estresse oxidativo nos tecidos. A bebida também reduz o risco de cirrose hepática, previne cálculo da vesícula, ajuda na prevenção de cáries dentárias, possui atividade anti-inflamatória e protetora sobre o sistema cardiovascular, possui um discreto efeito antiobesidade, aumenta o desempenho durante o exercício prolongado, ajuda no alívio dos sintomas de asma e acelera o metabolismo". Quer mais?

Ingerido em doses moderadas o café tem muito a acrescentar à saúde. "A recomendação dos especialistas é de um consumo de três a quatro xícaras diárias, o que estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar", ressalta Christianne, que completa: "O café também ajuda a prevenir a depressão e suas conseqüências como o tabagismo, alcoolismo e consumo de drogas".

Se o consumo passar para seis xícaras, o risco do diabetes tipo 2 é diminuído em 28%, conforme estudos realizados na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. "Isso acontece devido aos antioxidantes, que ajudam a controlar o dano causado às células que contribuem para o desenvolvimento da doença", pontua a nutricionista. A bebida ainda reduz o colesterol, auxilia no combate de doenças coronárias, no processo de emagrecimento e na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de cólon e o do reto.

Já que falamos da cafeína é bom esclarecer que ela é, de longe, o elemento do café mais estudado até o momento e o principal responsável pelas propriedades estimulantes que deram a popularidade - muitas vezes negativa - à bebida. "Ela acelera os batimentos cardíacos, estimula o cérebro, aumenta o fluxo urinário, a produção de ácidos digestivos, relaxa os músculos lisos e os que controlam os vasos sanguíneos e as vias respiratórias", lista Daniela Hueb.
Entretanto, de vilã não tem nada. "As críticas ao consumo de cafeína em quantidades moderadas são completamente infundadas, mas ainda arraigadas ao limitado conhecimento de pessoas desinformadas", alerta Christianne, que completa: "A substância não está associada ao infarto do miocárdio, nem ao câncer do trato genitourinário inferior ou do pâncreas; com teratogenicidade ou doença fibrocística da mama. O papel da cafeína na produção de arritmias cardíacas ou de úlcera gástrica ou duodenal em pessoas normais também não foi confirmado e não há evidências de que ela seja prejudicial ao ser humano sadio".




Café faz mal para as crianças? 
Não. A bebida não é das mais indicadas, porque a cafeína pode deixar a criança agitada. Porém uma xícara pequena de café puro por dia não faz mal a ninguém.
A cafeína cria dependência?
Não. Em quantidades moderadas, isto é, três a quatro xícaras por dia, não existe qualquer prova de que a cafeína contenha riscos de dependência

O café desidrata? É necessário beber mais água por cada xícara de café que bebo?
Não. De fato beber café moderadamente, isto é, três a quatro xícaras por dia, pode contribuir para completar a ingestão diária mínima de líquidos. É muito importante beber a dose diária recomendada: os peritos em nutrição recomendam um mínimo de 1.5 a 2 litros de líquidos por dia, o que daria, por exemplo, 6 a 8 copos de água, leite, sumo de fruta, chá ou café.
Um café com leite desperta menos que um café simples?
Não. Se o tipo de café, a sua preparação e a quantidade utilizada é a mesma, o efeito de despertar é o mesmo, visto que a quantidade total de cafeína que é ingerida é igual. O café com leite tem todas as propriedades do café simples, contribuindo para uma parte do cálcio diário recomendado.
O café contém colesterol?
Não. O colesterol é exclusivo dos alimentos de origem animal e encontra-se em quantidade significativa nas carnes vermelhas, nos mariscos, produtos lácteos gordos e derivados como a manteiga. Os alimentos de origem vegetal não têm colesterol e por essa mesma razão o café não contém colesterol.
Leia também:
- Hora do cafezinho - É saboroso e aumenta a concentração. Quantas xícaras você pode tomar?
- Geladinho bom - A nova mania da estação são os drinques de café gelado, experimente!


Um comentário:

Eduardo Porto disse...

Eu amo, amo, amo café. Faz parte da minha vida como você, ou seja, pra todas as horas (só que o café é um pouco mais moderado).
Te amo.