sábado, 27 de março de 2010

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Hoje é comemorado o dia mundial do teatro.
Durante toda a minha vida, há mais de 11 anos tenho o teatro inserido no meu cotidiano. Comecei no colégio onde estudei e até hoje vejo reflexos dessa minha educação artística, pois o teatro me ajudou muito com tudo que eu resolvi seguir na minha vida.
Minha carreira acadêmica, social e pessoal, minha expressão, minhas atitudes diante diferentes situações e o saber trabalhar em grupo...posso afirmar que tudo isso teve uma base no teatro, com as aulas de teatro do colégio e com os grupos de teatro os quais participei fora do ambiente escolar.
O teatro se fez e se faz tão presente em minha vida que, hoje, na faculdade, estudo muitas peças de teatro em diferentes línguas. 


Fiz tantos amigos no teatro! Não posso nem listar nomes, porque não posso esquecer de nenhum! O mais antigos ficaram no coração, apesar da distância, o amor que sinto por cada um deles é enorme e acabo não tendo palavras para descrever o quão importantes são na minha vida.


Comecei no teatro quando tinha 10 aninhos. No colégio, nossa professora era a Jô Granjero. Gostaria muito de saber notícias dela. Tenho saudades daquele tempo, das nossas peças sobre os jesuítas, de um certo amigo querido de óculos fundo-de-garrafa, de um magrelo que tomou meu coração e é meu amigo que me liga frequentemente e de outros tantos que, gostaria muito de saber como estão, o que estão fazendo...


Saudosismo feliz...é esse aroma que sinto toda vez que vejo, que ouço e que sinto o teatro dentro de mim.


Depois disso...Um novo diretor entra no grupo do colégio, o qual cultivo um carinho enrome até os dias atuais. Lembro do primeiro dia de grupo....das 5 ou 7 pessoas dentro de uma sala de aula, pequena e sem espaço livre algum! Em nosso segundo dia precisávamos andar...andamos! Sobre as carteiras, sobre mesas...a ordem era não pisar no chão. A cada oficina nos divertíamos e ao mesmo tempo íamos tomando consciência de nosso corpo, de nossos limites. Outros dias líamos, estudávamos a história do teatro, desde a Grécia Antiga até os dias atuais. Nos identificávamos, e formamos um elo tão forte, que até hoje nos olhamos com respeito, com carinho e com muito amor.


O tempo foi passando...e eu sinto muita saudade da nossa época de "ouro". Como fazíamos as peças bem produzidas, como TODOS no grupo eram bons o suficiente para ajudar em todo o processo criativo, seja de uma apresentação ou de uma performance. Todos líamos, estudávamos e vivíamos naquele ambiente. Hoje, muitos realmente seguiram o ramo, os que não seguiram, como eu, continuaram pertinho das artes, com a dança, literatura, o jornalismo! De uma certa forma, estamos todos perto, pertinho da arte que nos juntou.


Hoje são outros, há um tempo também eram. Desde 2007, acredito eu. Já não somos aquele grupo de ouro, mas outros vieram e se apaixonaram como nós nos apaixonamos.
Mas, eu tenho certeza que, igual a nós, nunca serão. A dinâmica de trabalhou mudou, os tempos mudaram...Tudo muda, não é verdade?
Saudades do tempo em que um grupo de teatro era um grupo de estudos, de oficinas, de profissionais e, principalmente, de amigos para a vida inteira.

Feliz dia mundial do Teatro!


Carolina Morais
                                                                                  














2 comentários:

Unknown disse...

Oi Carol...
Adorei seus comentários sobre o teatro.Também sou uma apaixonada por essa arte que faz tão bem a tanta gente...
Parabéns!
Mara

Carol Morais disse...

Brigada, Mara! É uma arte linda de viver mesmo!