segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Curiosidades

Olá a todos! Resolvi escrever um post com alguns aspectos culturais que julguei curiosos! =)

Curiosidade # 1:

Bom, hoje é dia 6 de setembro de 2010, e aqui é feriado, labor day (dia do trabalho). A primeira curiosidade é justamente sobre o feriado. Essa curiosidade só se tornou mesmo uma curiosidade devido à curiosidade do Eduardo sobre o feriado não cair no May 1st.  O dia do trabalho aqui é feriado e é na primeira segunda-feira de setembro (nesse ano caiu dia 6 de setembro). Mas, também há o feriado de 1 de Maio, também correspondente ao dia do trabalhador, que é chamado de May Day.  A diferenca é que o 1 de Maio é internacional e é celebrado em mais de 80 países.

Curiosidade #2:

Essa eu vivi na pele! Gente, vocês lembram que nos filmes e seriados norte-americanos as pessoas lambem os envelopes das cartas? Eu sempre me perguntei: "como é que a saliva pode funcionar como cola em papel?" E sempre achei isso uma nojeira só! Pois é...o que ocorre é que não é a saliva que faz o envelope selar, é que o envelope já vem com uma espécie de cola que é "ativada" (eu sei, péssima palavra,né?) quando a gente "molha". Nos correios, ao lado das canetas tem uma esponja com água. Mas, se você passar a sua língua, funciona do mesmo jeito. Para experimentar, eu passei a língua no envelope para fechar o envelope. Funciona direitinho! O rim é que a gente fica com um gostinho ruim na boca, mas sai logo. Passar a esponjinha às vezes pode ser um desastre, pode espalhar água por todo canto, né Camila?! rsrs
Então, estou muito feliz por finalmente ter desvendado esse mistério! Saliva não cola nada, já vem a colinha no envelope, mas se a mesma não estiver molhada, não funciona nadica de nada! Mistério resolvido! rs

Curiosidade #3:

Provavelmente em alguns banheiros públicos no Brasil deve ter isso. Mas, como em Fortaleza-Ce eu nunca vi isso, entra aqui como curiosidade: Em todos os banheiros femininos encontramos uma máquina de absorvente e protetor diário. Dependendo do lugar, o preco pode variar de 10 cents até 50 cents ou mais. Os absorvente são todos do tipo interno. Muito útil, não?!

Curiosidade #4:

O pessoal vai bem a vontade para a faculdade. Nada de curiosidade, né? Só que eu vejo é a galrea indo e chinela e bermuda para a UFC. Praticamente todas as meninas usam shortinhos (tipo de corrida), tênis e camiseta para ir à faculdade. A curiosidade é que dentro da sala é muito frio e elas nem se importam. São imunes ao frio! rsrs

Curiosidade #5:

Para chamar o garcom ou a garconete, nada de chamar verbalmente. O "psiu"aqui é ofensivo! O que devemos fazer é levantar a mão e o garcom virá prontamente atender você!

Curiosidade #6:

Aqui, o símbolo que corresponde a número é #.  Por isso você esteve lendo sempre "Curiosidade # 3", por exemplo, que corresponde à "Curiosidade n. 3".

Curiosidade #7:

Aqui você não precisa fazer aquele sinal com a mãozinha para o motorista do ônibus parar para você. Só em estar na parada de ônibus, ele vai parar e abrir as portas, mesmo que você não vá pegar o ônibus.

Curiosidade #8:

O motorista de ônibus só dá a partida quando você sentar ou se você estiver bem acomodado e seguro dentro do ônibus. Os motoristas de ônibus evitam acidentes com seus passageiros para evitar a dor de cabeca de um processo, talvez.

Curiosidade #9:

Para meninas: aqui é muito comum o uso de absorvente interno! Nossa, todas as meninas usam absorvente interno aqui. Ok, no Brasil também, apesar de não ser tão comum assim (no Brasil as mulheres usam mais quando vão à praia, etc). Aqui as meninas usam sempre. O que mais me admirou foi saber que elas usam até para dormir (nossa, isso não é bom para a saúde, né?). O absorvente interno mais comum é o Tampax(e não o O.B, como no Brasil).

Curiosidade #10:

Ninguém aqui conhece o Orkut! A rede de relacionamento mais utilizada é o Facebook. Muitos já sabiam disso, mas para quem não sabia, fica aqui a dica. O facebook, conhecido como "fb"é uma febre! Todo mundo tem um perfil (profile) nessa rede. O bom é que, se você ainda não tem um fb e quer fazer um perfil seu, pode entrar, pois já tem facebook em português.

Clique aqui para acessar meu perfil do facebook.



Um beijo,
Carolina Morais

2 comentários:

Sil.. disse...

Carol, pois é.

Isso sim é um País civilizado.

Imagine, o Brasil ter essas coisas?

Eu adoraria conhecer um lugar assim um dia.

Beijooooooooooo amadaaaaaaaaa, se cuida bem.

Saudade!!!!!!!!!!!!

Eduardo Porto disse...

Pois é, mas eu ainda acho que nosso país tem lá suas vantagens sobre os EUA. Aqui é tudo com menos frescura.

Beijos amor.