quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Projeto Ler para Crer

Olá queridos leitores,
É com imenso prazer que hoje dedico o post para um projeto muito bonito chamado "Ler para Crer". Minha amiga, Fernanda Lima, professora e escritora formada pela Universidade Federal do Ceará, dedica-se de corpo e alma para o projeto e acredito que nos custa muito pouco ajudar!

Sobre o projeto:
(esse texto foi retirado do blog Transfusões)

Locais para doação - Projeto Ler para Crer


.........A marca visual do Ler Para Crer foi inspirada na história de “Dom Quixote”. E não poderia haver história melhor para ilustrar esse projeto que visa, acima de tudo, formar bons leitores. Afinal, Dom Quixote é um grande leitor que traz para a realidade os personagens da sua imaginação.
.........O Projeto Ler Para Crer surgiu com o objetivo de levar aos municípios cearenses a semente da leitura em forma de biblioteca. No ano de 2009 foram premiados três municípios cearenses para participar do Projeto: Aquiraz, Itaitinga e Redenção. Os municípios receberam dos professores da UFC dois dias de oficinas preparatórias para a implantação do Projeto. Após esse momento, surgiram as movimentações das comunidades para a criação das bibliotecas comunitárias como procura por espaço, doação de livros, participação de voluntários, dentre outros. A partir daí aos poucos a comunidade cria mecanismos para movimentar a biblioteca.
. Aquiraz - Chegada do Projeto
. Aquiraz - Biblioteca da Comunidade de Preaoca
.Aquiraz - Profª Lídia com bolsistas trabalhando no acervo
da Biblioteca da comunidade de Patacas
. Itaitinga - Recepção da comunidade ao Projeto
. Itaitinga - universitárias voluntárias da UFC
. Redenção - voluntárias com parte da comunidade antes da confraternização natalina (2009)Redenção - início da confraternização natalina (2009)
Parte do acervo reunido nas bibliotecas após trabalho de restauração e catalogação Parte do acervo reunido nas bibliotecas após trabalho de restauração e catalogaçãoParte do acervo reunido nas bibliotecas após trabalho de restauração e catalogação.
.
.
.
..........O Ler Para Crer tem como coordenadora a Professora Doutora Lídia Eugenia Cavalcante do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará.
..........Atualmente, o Projeto Ler Para Crer se prepara para recomeçar a sua implantação em novos municípios, deixando Aquiraz, Itaitinga e Redenção bem preparados para darem continuidade às bibliotecas comunitárias já implantadas com a ajuda do Ler Para Crer. É importante porém, que essas comunidades continuem a receber doação de livros.
.
.
.




“Quando se sonha sozinho,
é apenas um sonho.
Quando sonhamos juntos,
é o começo da realidade.”
(Miguel de Cervantes,
em Dom Quixote)
.
.
.
.
.
------------------------------------------
.
Locais você pode entregar / enviar doações para o Projeto Ler para Crer:
.
- Doações via correio e/ou presenciais em Fortaleza - CE:
Enviar ou entregar aos cuidados da Profª Lídia Eugênia Cavalcante no:
Departamento de Ciências da Informação
Coordenação do Curso de Biblioteconomia - UFC (2ºandar),
Centro de Humanidades - 2, Av.da Universidade - 2853, Bairro Benfica,
Cep: 60020-181‎, Fortaleza-CE-Brasil
----------------
Coordenação do Curso de Biblioteconomia: (85) 3366-7701
Curso de Biblioteconomia: (85) 3366-7699
Ou falar com Larisse Macêdo em:
E-mail: lari.biblio@yahoo.com.br / larichinhah@yahoo.com.br
________________________________________________________________
- Doações em São Paulo:
Via correio: Enviar aos cuidados de Priscila Mazucatto em:
Rua Professora Adelaide E.Bueno - 648, Jd. Munhóz Jr. - Osasco - SP - 06246-030
----------------
Presencial: entregar aos cuidados de Priscila Mazucatto em:
PUC-SP, Campus Perdizes: Rua Monte Alegre, 1104 - Perdizes,
São Paulo - SP, 05014-000, das 19h às 22h30 de seg. a sex.
----------------
Skype: Priscila Mazucatto
Cel.: (11) 9111-5357
________________________________________________________________
- Doação via correio ou presencial em Fortaleza-CE e
doações de outros estados e ou países:
Contatar Profª Fernanda Lima em:
Skype: fernandalym
Cel.: (85) 8705-0028

Projeto Ler para Crer

Olá, meus Amigos (as)!
.
Sou engajada no Projeto social Ler para Crer, vinculado à Universidade Federal do Ceará e coordenado pela Profª Dra. Lídia Eugênia Cavalcante, que institui bibliotecas comunitárias em municípios cearenses. Juntamente com outros membros do projeto, somos instrumentos para intermediarmos o universo da leitura para aquelas pessoas que precisam, inicialmente, que alguém lhes apresente essa realidade e qual o fundamento dela por meio de conversas informais, formação direcionada, minicursos e oficinas de arte-educação, leitura e contação de histórias, catalogação de livros, restauração de exemplares diversos e coleta de doações literárias.
.
Atualmente estamos com núcleos em Aquiraz, Redenção e Itaitinga, municípios a alguns km de Fortaleza-CE. Até o final desse ano concluiremos orientação presencial nesses municípios para no ano que vem iniciarmos o mesmo projeto em novas comunidades! Por isso fazer levantamento de doações e acervo é uma necessidade constante! Sendo assim, gostaria de fazer um apelo a vocês:
.
Quem tiver livros infantis e ou infanto-juvenis, paradidáticos ou clássicos que não queira mais, estou encarregada, assim como outros membros do referido projeto, de coletar doações para encaminharmos as mesmas para pessoas que precisam de livros que vocês não leem ou não querem mais. A maioria do público que frequentam as bibliotecas comunitárias até agora instituídas e em andamento são crianças, jovens e idosos, mas principalmente crianças e jovens. Pode ser um único livrinho: vocês podem ter certeza que fará toda a diferença pra quem ainda começará a se envolver pela leitura a fim de vislumbrar infinitas possibilidades!
.
Se puderem fazer esse mesmo apelo aos seus outros amigos, conhecidos, parentes, façam esse pequeno gesto e se puderem doar algum livro paradidático e de literatura, entrem em contato comigo para que possamos combinar onde posso coletar as doações de quem puder nos auxiliar nessa missão! Àqueles que moram em outro estado ou país, mas puderem de alguma maneira intermediar sua (s) doação (ões) - via correio ou por meio de outra pessoa residente em Fortaleza -, ainda assim conto com vocês!
.
Meus contatos:
http://trans-fusoes.blogspot.com/
Skype: fernandalym
Cel.: (85) 8705-0028
.
Agradeço prontamente a disposição de vocês em nos ajudar!
Cada um tem um cantinho vip no meu coração :)
.
Ternos abraços,
Profª Fernanda Lima.
.
 
Então meus queridos, sabe quando a gente faz aquela faxina na casa? Então, aproveitem e separem todos os livros que já ajudaram vocês um dia e que poderão ajudar outras pessoas!
Um beijo grande,
Carolina Morais

3 comentários:

transfusões .:. disse...

Ow Carol!!!! MUITO OBRIGADA pela força, pelas ideias criativas, pelo apoio... Te amo. E muito obrigada por também se deixar amar e ser amada. Isso, nesse mundo, só os corajosos e cientes de sua missão pessoal fazem! Só tenho a te agradecer!=DDD Um beijãozão maior do que eu!^.^

Walkyria Rennó Suleiman, disse...

Puxa, que gente bonita, que projeto incrível. Tenho aqui comigo que vai mudar a vida de muita gente. Salve!

Carol Morais disse...

Wal, e olha que boto fé em quem tá no projeto, viu?! =)