segunda-feira, 11 de outubro de 2010

06 de Outubro de 2010

Dia 06.10 (Quarta-feira):

À noite fomos assistir um documentário na Universidade. Fomos eu, Camila e Thiago. O documentário chama-se Descobrindo Dominga (Discovering Dominga). O documentário é bastante interessante e fala sobre o massacre ocorrido na Guatemala durante a guerra civil. 
Para quem, assim como eu, nunca ouvira falar no massacre(e,sim, eu me envergonho por isso! Mas, não mais, pois fiquei sabendo através do documentário chocante e após, ao chegar em casa, por pesquisas que prenderam minha atenção e colaram meus olhos na frente do computador por horas a fio) não se preocupe! Ainda há tempo de ler sobre e se indignar, como eu! 


Mapa da Guatemala
Sobre Guatemala:


A Guatemala é o terceiro maior país da América Central. Limita-se ao Norte e a Oeste com o México, ao Sul com o oceano Pacífico e a Leste com Honduras, Belize e El Salvador. Assim como outros países centro-americanos, a Guatemala possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandes vulcões – alguns chegam a atingir mais de 4.000m de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco, de 4.210m e o Tacaná, de 4.093m.

Sobre a Guerra Civil:


Guerra Civil da Guatemala foi um conflito armado que decorreu na Guatemala entre 1960 e 1996, entre o governo guatemalteco e vários grupos de guerrilha que se lhe opunham. Estima-se que tenham perdido a vida neste conflito cerca de 150.000 pessoas; outras 40.000 são consideradas desaparecidas.




Aqui vai a tradução que fiz da sinopse do filme:






Ao 29 anos de idade dona de casa em Iowa, EUA, chamada Denese Becker decide voltar para a aldeia da Guatemala, onde ela nasceu. Ela começa uma jornada para encontrar suas raízes, mas a jornada é cheia de revelações chocantes. Denese, nascida Dominga, tinha nove anos quando ela se tornou o único sobrevivente de sua família de um massacre de camponeses maias. Dois anos mais tarde foi adotada por uma família norte-americana. Em Descobrindo Dominga, A jornada de Denese é tanto uma viagem de autodescoberta que altera permanentemente o seu relacionamento com sua família americana e um despertar político que lança luz sobre um ato de genocídio contra a  maioria indiana do hemisfério.

Eu recomendo o documentário. Aviso que há imagens muito fortes, assim como foi o massacre. Para quem deseja saber mais sobre o filme, acesse: http://www.itvs.org/films/discovering-dominga .





Nenhum comentário: